top of page

Fiz Fertilização (FIV): porquê eu deveria procurar um Obstetra de Alto Risco?

Esse é um assunto que infelizmente ainda enfrenta muitos estigmas e preconceitos: a mulher que busca tratamento em reprodução assistida e o pré-natal de alto risco.


A infertilidade é um desafio emocional e físico que muitas famílias enfrentam. A FIV é um tratamento que oferece esperança para casais que desejam ter um filho. Não é uma escolha e nem um caminho fácil, mas sim uma oportunidade para construir uma família, muitas vezes a única possibilidade.


Devemos apoiar e respeitar as mulheres que passam por esse processo, pois cada uma tem sua própria jornada para a maternidade. É recomendado que as mulheres que passaram por esse procedimento busquem um obstetra de alto risco para o acompanhamento pré-natal.


Embora a FIV aumente e muito, as chances de uma gestação bem-sucedida, existem fatores que podem contribuir para um maior risco durante a gravidez. Isso inclui a possibilidade de gravidez gemelar, maior probabilidade de complicações como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, restrição de crescimento fetal, parto prematuro, entre outros.


O obstetra de alto risco está preparado para identificar e lidar com essas questões minimizando os riscos associados. Ao escolher um obstetra de alto risco, é importante que este esteja em contato e cooperação com a equipe de responsável pela FIV. Isso permite que haja uma transição suave do tratamento de fertilidade para o cuidado obstétrico, garantindo uma abordagem integrada e contínua.


É importante destacar que ninguém escolhe enfrentar a infertilidade ou uma gravidez de alto risco. Essas circunstâncias são desafiadoras o suficiente sem a carga adicional de preconceitos e julgamentos.Como eu sempre digo por aqui, gravidez de alto risco não é sentença e sim oportunidade de melhores cuidados. Não seja você a trazer essa carga de preconceitos e julgamentos desnecessários, viva sua gravidez de forma leve e tranquila como merece!


Dra. Júlia Alencar Pacheco da Costa Santana.

Ginecologista e Obstetra com foco em atendimentos de Alto Risco e Medicina Fetal.

CRM 15418-DF RQE9942


Comentários


bottom of page